Dez dicas para financiar um imóvel

Padrão

As 10 dicas mais importantes para não errar na compra do seu imóvel estão aqui. Escolher seu lar é uma decisão muito importante e requer alguns cuidados para que não haja frustrações ao assinar o negócio. Não basta somente se encantar pelo primeiro apartamento ou casa que visitar. É preciso pesquisar, comparar e preparar o bolso para os pagamentos (entrada, financiamento e taxas com documentação).  Confira:

1) Avalie qual é o seu orçamento e o valor que poderá pagar no imóvel.

2) Decida qual tipo de imóvel pretende adquirir: usado ou novo. Tenha em mente qual a metragem apropriada para a sua família, quantas vagas de garagem precisa, se quer casa ou apartamento. Caso tenha que pagar condomínio, estabeleça qual o valor que está dentro do seu orçamento;

3) Faça suas contas e analise se vai pagar à vista, parcelado para a construtora durante as obras ou financiar com o banco. Você pode utilizar recursos do FGTS ou, se tiver um bem que possa ser vendido (como um carro), pode utilizar o dinheiro da venda como entrada;

4) Analise bem a infraestrutura disponível na região que estiver interesse. É importante visitar o empreendimento durante o dia e à noite;

5) Caso opte por um imóvel usado, seja firme com o corretor em relação ao que espera do imóvel e peça informações a respeito antes de marcar a visita, para evitar perder tempo. Dê preferência ao profissional que realmente conhece o imóvel;

6) Se o empreendimento for novo ou na planta, o valor da comissão é cobrado separadamente. Se for usado, quem paga é o vendedor, mas você terá que pagar a comissão proporcional ao valor do seu imóvel, dado como parte do pagamento. Deixe que o corretor negocie e não se envolva emocionalmente com o dono;

7) Evite fazer propostas absurdas. Se o vendedor aceitar descontos elevados, pode ser sinal de que há algo errado. Certifique-se do que está e do que não está incluído no valor e converse abertamente. Leve os documentos do imóvel e do proprietário para seu advogado de confiança;

8) Pesquise sobre a construtora/incorporadora antes de comprar um imóvel na planta. Visite uma obra já entregue por ela e peça cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar o contrato. Acompanhe o andamento das obras;

Planejamento é fundamental

9) As prestações podem ter valores diferentes. Até a entrega das chaves, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Após a entrega, você pode quitar a dívida, usar os recursos do FGTS para amortizar parte do valor (caso seja seu primeiro imóvel) e financiar o restante com o banco. O mercado oferece taxas atrativas e prazos longos. Programe-se para que a parcela caiba no seu bolso;

10) Faça uma reserva financeira, pois é preciso pagar o Imposto sobre transmissão de bens imóveis  (ITBI) à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias, que somam aproximadamente 4% do valor do imóvel. Mesmo que não tenha contratado financiamento, não deixe de registrar sua escritura no Registro de Imóveis.

Fonte: Zap Imóveis

»

  1. Olá, Carla Martins.Financiei, através do Banco do Brasil, um apartamento na planta da empresa de engenharia Carnavali e Carneiro. A empresa fará o pagamento de todas as taxas, foi acertado em contrato, e em junho recebo a documentação do cartório. Mas estes registros cartoriais incluem o Registro de Imóveis? Muito obrigada, visitarei seu blog com frequência. Estou muito feliz com este passo. Marcela

    • Olá Marcela,

      Obrigada por seguir o blog!!!

      Sei o tamanho da felicidade que vc está sentindo, a compra de um lar é realmente uma conquista!!!!!!

      A minha construtora é a MRV mas acredito que a forma de todas as construtoras trabalharem sejam iguais. No meu caso a MRV irá efetuar todos os registros do apartamento me repassando apenas os valores para reembolsá-los e isso inclui o RGI sim. Já o ITBI deverá ser pago a parte mas esse também será um trabalho da construtora me passando apenas o valor a pagar. Acredito que seja melhor você fazer com que a construtora especifique se há a existência de outras taxas. Para que depois não seja surpreendida.

      De qualquer forma vou pesquisar mais sobre o assunto e caso tenha novidades te posiciono.

      Abraços,
      Carla Martins
      Blog Eu e meu apê

  2. Oi, Carla.

    Como você está? Obrigada pelo carinho e pelas informações. Desculpe-me pela demora em retornar ao blog. A obra está caminhando bem e sempre vou lá dar aquela espiadinha. A construtora está nos mantendo a par, informando-nos através de cartas registradas sobre os valores, andamento da obra e previsão de entrega. Todos os dias coloco nas mãos de Deus.

    Seja muito feliz,
    Marcela

  3. Olá Carla e Marcela,
    Primeiramente Carla, adorei o seu blog, obrigada pelas informações! São muito úteis para quem é leigo no assunto do 1º imóvel!!!
    O que me chamou muito a atenção ao ler os comentários, é que parece Marcela que compramos apartamento no mesmo empreendimento…rs
    O meu é no Residencial Borboleta da Carnavali e Carneiro (que agora é Carneiro e Carneiro) em Juiz de Fora. E também tive a mesma dúvida sobre o ITBI, na verdade outras pessoas já haviam me alertado sobre o pagamento dessa taxa.
    Já estou com o contrato de compra e venda em mãos, e do Registro do Imóvel que foi entregue pelo Banco do Brasil, quando então comecei a pagar a evolução de obra.
    O ITBI seria a taxa para esse registro Carla? Porque não paguei nadinha por ele, eu fui assinar o contrato no Banco do Brasil, aguardei alguns meses e agora estou com ele em mãos.

    Ah Marcela, sempre que posso também dou uma passadinha para ver como andam as obras, e estou muito confiante!!!!
    No aguardo de mais novidades!

    Abraços!

    • Vanessa,

      Agradeço pela visita ao blog e fico feliz que tenha gostado. O nosso objetivo é trocar informações e experiências para que possamos ajudar uns aos outros. O ITBI não possui relação nenhum com o registro de imóvel, mas as regras podem variar de município para município já que é de competência municipal. Acho valido que pesquise pela internet no site da prefeitura do município onde o imóvel está localizado para saber uns pouco mais sobre isenção e descontos para primeiro imóvel (se for o seu caso) e se a prefeitura assim estabelecer as regras.

      Conte conosco sempre que precisar!

      Abraços,
      Carla Martins
      Blog Eu e meu apê

  4. Esse era meu sonho e efetuei a compra junto a Carnavali e Carneiro no Condomínio Jardim de Alá a entrega foi 18 meses e desde então só tive dor de cabeça e aborrecimento.
    O apartamento apresentou vários problemas e após vários meses tentando sem sucesso, aqueles mais urgentes acabei pagando do meu bolso,e que ainda tenho estou entrando no Procon para tentar solucionar.
    Os mesmos problemas foram encontrados em grande parte dos apartamentos e todos estão tendo que acionar a justiça para tentar solucão. E a Empresa sequer atende quando tentamos entrar em contato,a única coisa que ouvi deles foi um sinto muito mas acontece!
    Por isso muito cuidado ao escolher,na hora da compra são perfeitos, mas após entrega,é que vamos conhecer de verdade!

  5. Oi Suely, td bem?!

    Poxa que triste saber que teve aborrecimentos com a construtora, mas me diga por favor, quais problemas o apartamento apresentou?
    Porque também comprei um apartamento dessa construtora, mas no Residencial Borboleta, e preciso saber como são os serviços deles, pois o meu só será entregue +- no início de 2015, e estou ansiosa para saber como ficará,e de antemão já estar também preparada para os possíveis problemas…

    Desde já te agradeço.

    Ab,
    Vanessa

  6. Não são só problemas com a apto não, as obras deles estão paradas, a do borboleta e a do Ipiranga abandonadas… o sonha não concretiza. o pior de tudo é que a caixa ainda continua financiando essa empresa mesmo sabendo que eles não são sérios… um absurdo.

  7. Olá Carla,
    Gostaria de tirar uma dúvida contigo sobre os valores da taxa de obra.
    Você pode me passar o seu email, por favor?
    Eu adquiri um imóvel no Parque Retiro da Serra.

Deixe um comentário

