Taxa de Evolução de Obra

Padrão

O post de hoje é sobre a taxa de evolução de obra:

A taxa de evolução da obra deve ser paga até a conclusão da obra ou seja a averbação do Habite-se. Ou seja no caso de compra de apartamento na planta (como é o meu caso) se a previsão da obra for de três anos durante todo esse tempo a taxa deverá ser paga. A importante lembra que taxa de evolução de obra  não tem absolutamente nada a  ver com com o parcelamento feito com o banco financiador do imóvel .  No caso da MRV Engenharia que é a construtora do meu pequeno Apê,  caso as taxas  não seja paga até o data do vencimento a CEF financiadora do meu apê cobra esse valores  da construtora que depois irá efetuar a cobrança ao cliente com incidência  de multa e juros.

O que vejo muito são casos de pessoas que receberam este informativo em casa e se dirigiram a Casas Lotéricas  e efetuaram os pagamentos , o que está ERRADO!!!!!! estes informativos são apenas para conhecimento dos valores. A taxa de Evolução de Obra deverá ser paga diretamente na CAIXA em forma de depósito bancário na conta aberta especialmente para o financiamento.

calculadora_desenho31

Sobre CARLA MARTINS

Contadora, moradora do RJ, sonhando com o futuro apê. Concretizando passo a passo seu sonho. A compra, a reforma e a decoração com poucos recursos mas muita força de vontade e planejamento seguido sempre a risca para que no final fique tudo muito simples e bonito, como a VIDA deve ser!!!!!

»

  1. Bom dia, Já escrevi uma vez e to desesperado agora.

    Minha situação é a seguinte.

    Não me informaram dessa taxa. Ninguém. Depois de 4 meses do contrato assinado recebo a ligação da Caixa sobre esse atraso.

    Assim, Paguei umas 3 parcelas, o resto esta em atraso. Começou em FEV/2014 e entrei no site da ciaxa e diz que tenho 3 ultimas em atraso e o resto foi pago pelo fiador. Só que a Capital Rossi que é a construtora, nunca enviou o boleto para pagamento.

    Minha fase era para ser entregue no mes de Outubro/2014 e até agora nada.

    As pessoas da segunda fase estão recebendo o apto aos poucos e a Capital Rossi só esta entregando as chaves para aqueles que estão com a taxa quitada. Gostaria de saber um opinião a respeito e se eles podem fazer isso? Segurar a entrega pelo atraso do pagamento da taxa? O atraso de 180 dias do contrato já venceu, o que devo fazer?

    • Oi,

      Para esse assunto (opinião pessoal) não há outro remédio a não ser pagar e recorrer das taxas após o termino do prazo na justiça. A Rossi assim como a MRV não entrega as chaves se o proprietário estiver devendo. Vc já entrou em contato com a Rossi para saber pq vc não recebe as chaves? Se a resposta foi pq está em débito. Vc precisa finalizar essa pendência para poder pegar as chaves. Infelizmente quando compramos um apto em algumas vezes somos levados pelo calor da emoção e também não pesquisamos antes sobre quais tipos de taxas pagamos. Graças a Deus tive a sorte de encontrar um corretor que me explicou tudo então não fui pega de surpresa. Se vc for colocar na justiça sem efetuar o pagamento antes isso vai atrasar ainda mais a entrega.

      Então não sei o tamanho da divida mas não vejo outra saída a não ser pagar e depois correr atrás do prejuízo. Pode ser q daqui a pouco se o procedimento for igual ao da MRV você poderá estar recebendo taxa de condomínio sem nem estar morando caso o habite-se saia antes.

      Abraços,
      Carla Martins

  2. Boa tarde!

    Por gentileza, me tire uma duvida, a CEF lhe chamou pra assinar o contrato de financiamento quanto tempo após a assinatura do contrato com a MRV? Pergunto porque já se passaram 3 meses que assinei um contrato com a contrutora e a CEF ainda não me convocou para a assinatura do contrato de financiamento.

    Desde já agradeço!

    • Edson,

      A CEF me chamou para assinar dois meses depois. Assinei com a MRV em outubro/2012 e com a CEF em Dezembro/2012. Verifique com o seu corretor se o empreendimento já está liberado para assinatura de financiamento. Pois em geral acontece de a construtora no lançamento já fechar o contrato com os clientes mas só poder assinar com a CEF ao atingir o patamar de 40% do empreendimento vendido. Não sei se este é o seu caso, aconselho que fique cobrando pois a cada mês que se passa o INCC é corrigido fazendo com que o valor do imóvel aumente.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Abraços,
      Carla Martins.

      • Oi Carla,

        Agradeço a resposta. Eu falei com meu corretor ele me disse que já estão assinando o financiamento, porém, o meu bloco é um dos últimos da lista por isso está demorando um pouco. De qualquer modo vou ficar na cobrança.

        Obrigado pelo retorno.

        Abraços!!

  3. Olá, boa noite!
    Gostaria de compartilhar com você uma situação do meu primeiro ap junto a MRV.
    Estou em fase de análise de financiamento e recebi da corretora da MRV um documento chamado – Simulador Planilha CET.
    Nele, entre outras informações, constam futuras taxas que me deixaram confusa e quase me levando a desistir do financiamento pois estou achando essas taxas muito abusivas.

    -Taxas de fase de obra: entendo que haja a necessidade do pagamento, mas ela começa com R$ 65,57(primeira parcela) e termina com R$ 952,05 (vigésima quarta parcela). Da primeira para a segunda parcela há um reajuste de R$ 38,54, que dá cerca de 60% ao mês e 720% ao ano!!! Achei a taxa de reajuste abusiva. As 24 parcelas dão um total de R$ 12.211,41 que não são abatidos do meu saldo devedor. Entraremos com parte do FGTS, uma entrada de R$ 4.000 e ainda essa tal taxa de fase de obra?! Para quem vai esse dinheiro?

    – Outro ponto intrigante é a cobrança de R$ 800,00 que a corretora chama de Taxa de Análise e disse que parcela em 10x. Isto pode ser entendido como a tal taxa de corretagem?

    – E por último, uma taxa de abertura de conta corrente na Caixa, no valor de R$ 650,00. Sabe dizer por que somos obrigados a abrir uma conta na Caixa? Pode ser entendido como venda casada?

    Abraço!

  4. Olá Carla. Boa noite

    Sou frequentador de seu blog e já participei com postagens. Entendo que os juros de obras não são abatidos do saldo devedor, ok. E que a partir da assinatura do contrato com a CEF o saldo devedor se mantém congelado, certo? Até ai entendi. Porém meus juros de obras estão vindo muito alto no meu entender. Pode ocorrer destes juros serem maior que uma correção de INCC?

    • Wagner,

      Não deveria ser não. Para ser sincera ainda não consegui descobrir como este calculo é feito exatamente. Mas aconselho a ir até uma agência da CEF para sana estas duvidas com o setor de habitação. Até o momento as minhas taxas de obra estão vindo dentro do esperado no que diz respeito ao valor mensal da taxa. Mas como o imóvel está atrasado já paguei mais do que o previsto inicialmente.

  5. Oi Carlla, tudo bem ? Espero que sim!

    Então, curti muito seu blog, show de bola mesmo!! Venho acompanhando as postagens no qual me enquadro também como cliente MRV. Sou de Pernambuco e tenho algumas dúvidas que se você pudesse me ajudar eu agradeceria muito!!!

    Minha preocupação maior é com as parcelas da MRV e a taxa de evolução de obra, onde não tenho certeza muito bem o que é e porque é obrigatória.

    1º As chaves são apenas entregues ao quitar todas as dívidas com a MRV ? Caso o apartamento fique pronto e eu ainda esteja com débitos, como por exemplo parcelas futuras não irei receber as chaves ?? E terei que pagar a taxa do condomínio ?

    2º Relacionado a taxa de evolução de obra, é uma taxa legal, no que ele me auxilia e como exemplo poderia me informar quanto você pagou ao longo dos meses ?

    Muito obrigado pela ajuda :)

    Deus te abençoe e sucesso !

    • Pedro,

      Esclarecimentos fornecidos via e-mail. Fico feliz que tenha gostado do blog, ainda temos muito a percorrer. Continue nos acompanhando.

      Abraços,
      Carla Martins
      Blog Eu e meu apê

  6. Olá td bem
    ATRASEI o pagamento do INCC em 20 dias, já havia atrasado até mais tempo anteriormente mas qdo fui imprimir a parcela de Junho não estava mais disponível p pagamento e constava q havia sido pago pelo FIADOR o q isto significa, terei que ligar p negociar ou poderia pagar na entrega do ap.?
    Grata

    • Patricia,

      Em geral a construtora depois de aproximadamente uns dois meses efetua a cobrança. Sendo este valor taxa de obra fique atenta para não deixar de pagar pq a construtora cobra multa e juros sobre este mesmo valor.

      Se a construtora não gerar um boleto em no máximo dois meses ligue e entre em contato. Pois pelo menos na MRV se você estiver com boleto em atraso não pega as chaves.

      Abraços,

Deixe um comentário

